Blog

Truques para derreter o chocolate

Faça Você Mesmo - 15/03/2019

Derreter o chocolate é parte fundamental no processo de fabricação de chocolates artesanais. E como não poderia ser diferente, preparamos uma série de dicas e truque para você não errar no ponto e arrasar nas vendas nesta Páscoa. 

Foto: Reprodução/Google

Carnaval terminou e estamos na contagem regressiva na espera da páscoa. Como não poderia ser diferente, preparamos uma série de posts aqui no blog com dicas e truques para você aperfeiçoar a qualidade dos seus chocolates artesanais e consequentemente venda mais e melhor o ano inteiro. Além desse post, nosso especial de Páscoa vai contar com mais outros três com os seguintes temas:

  • Trufas
  • Ovo de colher no capricho
  • Sabonetes de Chocolate

Então fiquem atentos que nossos próximos conteúdos estão tão bons quanto chocolate.

Todos nós sabemos que um chocolate bem derretido é a base de um produto cheio de qualidade e portanto mais atrativo e vendável. Como trabalhar com esse velho amigo parece ser relativamente fácil, é normal irmos cheios de sede ao pote e acabar falhando em algum detalhe, comprometendo toda matéria-prima e trabalho envolvido.

As dicas espertas de hoje, se colocadas em prática, pretendem evitar essas ciladas que costumam acontecer. E para além disso, serão úteis para aumentar suas vendas dada a qualidade oferecida. Então, empreendedoras de plantão, fiquem atentas aos próximos caracteres desta postagem, pois eles podem garantir mais que um processo bem feito, lucratividade.
 

O começo de tudo
Em primeiro lugar, escolha o seu local de trabalho a dedo. Explicamos: chocolate e água não se entendem bem, por isso prefira bancadas ou mesas para o manuseio. Ah, não vale esquecer de se certificar de que todos os utensílios  estão bem secos. Errar nessa etapa pode ser fatal.
Em seguida, a escolha do tipo de chocolate é essencial para atingir aquele resultado com qualidade máxima. Existem de dois tipos:

 

  • Fracionados
  • Não-Fracionados


Nós recomendamos sempre que você opte pelo do tipo não-fracionado, já que os fracionados também conhecidos como hidrogenados, não estão na mesma altura que seu concorrente em termos de sabor.
Nossa escolha feita, é preciso conhecer as manhas todas de seu manuseio para que o insumo não seja desperdiçado uma vez que pode acabar comprometendo a qualidade, ficando muito duro ou muito mole depois do derretimento. Para que seu chocolate fique com o brilho e no ponto ideal para moldar bombons, fazer ganaches e coberturas - é essencial seguir os próximos passos.

Pulo do gato: a têmpera do chocolate

Existem dois processos mais comuns de derretimento: no microondas e no banho maria. Ambos, se bem executados, atenderam a necessidade. O pulo do gato está na temperagem do chocolate. Nessa fase decisiva do processo, três aspectos são importantes: temperatura, tempo e movimento. Movimente o chocolate constantemente por uma determinada quantidade de tempo, até atingir a temperatura perfeita, indicada no rótulo do produto. Cada marca de chocolate tem a sua, por isso é essencial confirmar antes de iniciar a têmpera. Fazendo isso, alcançará o estado homogêneo, brilhoso e fluido que se pretende. Pronto, ele agora está no ponto para fazer sucesso entre seus clientes.

Para testar se as manobras alcançaram o resultado desejado, no fim do processo cubra as costas de uma colher com o chocolate. Repouse ela na geladeira por 3 minutos. Se depois de seco estiver brilhoso, está pronto para uso. Do contrário, manchas e opacidade indicam que é chegada a hora de repetir o processo.

Já é Páscoa na Irmãos Haluli. Na verdade durante todo o ano nossa loja física e virtual fica recheada de chocolate dos mais variados tipos e sabores. Contamos com uma diversidade de recheios para trufas e ovo de colher. Sem falar nas nossas oficinas e cursos de culinária para aperfeiçoar suas técnicas. Aqui é o verdadeiro point do profissional de confeitaria.
Confira mais em: https://www.irmaoshaluli.com.br/ 

 

arrow_back