Faça Você Mesmo - 24/09/2019
Óleos essenciais e óleos vegetais sempre são confundidos como se fossem tudo a mesma coisa, mas eles não são. Por isso, conhecer as suas as diferenças ajuda a você aproveitar bem mais os respectivos benefícios.
Definições básicas dos óleos
Antes de mais nada, para uma substância ser considerada um óleo, precisa possuir as seguintes características:
Ter o formato líquido em temperatura ambiente;
Ser composto por moléculas longas ou mistura (hidrocarbonetos e/ou ácidos graxos, por exemplo).
Semelhanças e diferenças entre o óleo vegetal e essencial
Primeiramente, os óleos vegetais e essenciais possuem a semelhança primordial que é o fato de serem extraídos dos vegetais. Geralmente, os óleos essenciais são extraídos do caule, folhas e raízes. Já os vegetais são extraídos de frutos e sementes.
Por outro lado, há uma diferença entre ambos que está ligada a composição de cada um, assim, afetando o cheiro, aparência e viscosidade de cada tipo de óleo e seus usos.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são bastante conhecidos pelo aroma maravilhoso. São constituídos pelas sintetização, liberação e armazenagem de substâncias presentes em plantas. Desse modo, elas são completamente de origem vegetal e são benéficas à saúde por meio da aromaterapia. Além disso, podem acalmar, estimular, cicatrizar e conservar alimentos, e até ser inseticida, bactericida e fungicida.
Porém, esse tipo de óleo não deve ser ingerido, pois, se ingeridos pode causar dores no estômago e náuseas.
Óleos vegetais
De antemão, os óleos vegetais não possuem o aroma acentuado e são mais viscosos, devido à sua composição. As moléculas que compõem são mais longas e pesadas (gorduras), por isso, que o líquido tem a composição mais grossa e viscoso. Além disso, a grande maioria possui ácidos graxos, e podem ser ingeridos e são muito utilizados na culinária.
Diferentes aplicações do óleo vegetal
Além de ser usado na culinária, os óleos vegetais também são utilizados como “carreadores”. Pois, eles são usados por muitas pessoas para diluir óleos essenciais, já que os essenciais são muito concentrados e podem causar incômodos na pele.
Por outro lado, é sempre bom lembrar que existem diferença entre os óleos vegetais. Alguns deles são apropriados para composição de cosméticos e outros apenas para culinária. Dessa maneira, para os cosméticos, são muito usados para a hidratação com propriedade do produto, por serem fontes de sais minerais e vitaminas.
Diferentes aplicações do óleo essencial
Os óleos essenciais são bastante usados como aromaterapia, além de serem utilizados em produtos como aromatizantes. Alguns óleos têm propriedades antibacterianas, por isso, são usados em conservantes e em cosméticos.
E aí? Gostou de saber mais um pouco sobre esses óleos maravilhosos? Acesse a nossa loja e confira as diversas opções de óleos que temos para você!